Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

12 janeiro 2021

Trabalho no gabinete


A semana começou e aproveitei o recesso para atender agendas em reuniões de trabalho presenciais no gabinete da Câmara para tratar de questões da Causa Animal, Fiscalização e bem-estar animal

Secretário Municipal de Esporte e Lazer visita a Câmara


Na Câmara Municipal conversei sobre a reativação do esporte em áreas públicas com o secretário Antônio Carlos Pereira também conhecido como Kiko Pereira, que é licenciado em Educação Física e treinador de judô.

Vá em paz, Bala.


Trabalhou ao lado dos Bombeiros, em Brumadinho e em outras missões de busca e salvamentos.

A cadela Bala, com um currículo repleto de buscas e salvamento, ajudou a tornar o CBMES uma referência nacional na atividade. Nos emprestou com amor e lealdade a habilidade de farejar a vida. E foram muitas. Seu falecimento foi por causas naturais.
“Dedicou toda sua existência em salvar vidas humanas”
Fonte:
@k9_search_and_rescue_military
@CoronelCerqueira

Atualize na sua agenda: Canais de serviço para iluminar Porto Alegre


Solicitações de atendimento de iluminação pública podem ser feitas pelos novos canais de comunicação: o aplicativo Ilumina Poa, disponível grátis nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS; e pelo fone 0800 000 1740, a ligação é gratuita.

Mais informações: http://bit.ly/2Lf31xZ

08 janeiro 2021

Vereadora Débora Oliveira(MDB) em visita ao gabinete

Estamos no recesso, e atendendo agendas nesta sexta-feira, 8/1, na Câmara Municipal, com a visita da vereadora Débora de Oliveira, de Nova Santa Rita (RS), acompanhada do adestrador Ivan Brizola. Pauta: causa animal na região metropolitana.

Movimentação no gabinete

Na sexta-feira, 8 de janeiro, a jornalista Cristina Forte, do Conselho Regional de Odontologia – CRO/RS, esteve em meu gabinete de trabalho, na Câmara.

‘Respeito a pessoas e animais’ na Coletânea de Literatura

Participando pela segunda vez e com alegria, do projeto “Coletânea Literatura – Sentimentos & Razões”, com um texto e poesia que enaltece a causa animal. É um livro de contos, crônicas e poesias, que traz também a trajetória de cada autor, de vários lugares do Brasil. A publicação é da Editora Alternativa - www.editoraalternativa.com - e teve como organizadores: Adélia Einsfeldt e Milton José Pantaleão Junior.


Boletim da Lourdes 2º semestre/2020

Mesmo durante a pandemia, mantive todas as atividades parlamentares, presenciais (seguindo os protocolos de prevenção à saúde) e online. Conheça as ações do mandato no último semestre, no Boletim de Agosto-Dezembro/2020.















Encontro com amigos da Causa Animal

Esteve em meu gabinete, na Câmara, a protetora Vera Souza, da ONG AAAPOR – de Portão (RS), que faz um trabalho importante no Vale do Sinos. Falamos sobre cuidados e bem-estar animal.

No período de liderança e discussão do Projeto de Lei do Executivo

ANIMAIS – Lourdes Sprenger (MDB) discordou de manifestações de que a recriação de uma pasta que trate sobre a questão animal tenha sido para acomodar pessoas ou partidos. Disse que a reforma administrativa dialoga com a nova visão determinada pelo governo, que se divide em quatro eixos principais, que propõe economia com a extinção de 11 cargos comissionados e a equiparação de salários de secretários adjuntos para que esses não ganhem mais que os titulares. Ressaltou que em Porto Alegre existem 126 mil cães e 49,5 mil gatos de rua ou de famílias de baixa renda, que precisam de assistência. (MG)

07 janeiro 2021

Aprovado o Gabinete da Causa Animal

Por 25 votos a favor e 10 contrários, foi aprovado nesta noite, 7/1, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei do Executivo para criação do Gabinete da Causa Animal, dentro da reforma administrativa da prefeitura da capital. Reivindicações que levei ao então candidato a prefeito, Sebastião Melo, no Seminário Vozes da Cidade e no GT Bem-Estar Animal, foram contempladas. Esta medida representa a importância que o novo governo está dispensando à Causa Animal para que sejam efetivadas as políticas públicas pelo bem-estar animal em Porto Alegre. Obrigada a todos!

Aprovada emenda pela Educação Ambiental com ênfase na Causa Animal

Emenda de minha autoria, foi aprovada na sessão extraordinária desta quinta-feira, 7/1, que trata de promover a educação ambiental com ênfase ao respeito à vida animal, guarda responsável e adoção consciente, através da realização de palestras em escolas e órgãos municipais. A referida emenda ao Projeto do Executivo PLCE 001/21 (que cria o Gabinete da Causa Animal), tem como justificativa a importância da educação ambiental para apresentar os princípios da Causa Animal, tanto a estudantes como a servidores públicos de Porto Alegre. E vem ao encontro à Lei aprovada de minha autoria para as escolas municipais.



Melhorias para o atendimento na Delegacia da Mulher em Porto Alegre

Como Procuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre, felicito a Polícia Civil do nosso estado pela reestruturação da Delegacia da Mulher que passou por reformas e já tem uma nova rampa para facilitar o acesso às pessoas. O plantão de atendimento também foi ampliado e passará a contar com o serviço de uma psicóloga, que é policial, para atender as mulheres, e com equipe especializada de delegados de polícia, para lidar nos casos de flagrantes e analisar pedidos de medidas cautelares referentes à violência contra a mulher. As inovações foram apresentadas pela Chefe de Polícia RS, Delegada Nadine Anflor. A Delegacia da Mulher – DEAM – fica na rua Professor Freitas de Castro, nº 701, bairro Azenha, em Porto Alegre - fone (51) 3288 2172.

Mais informações ao combate à violência contra a mulher, e onde pedir ajuda, no link:

06 janeiro 2021

Dia de Reis


Para os católicos, 6 de janeiro é o dia em que Jesus Cristo recebeu a visita dos três Reis Magos que foram transformados em três santos: Melchior, Gaspar e Baltazar. tradição surgida no século VIII. Os Três Presentes: Baltazar levou a mirra para a cultura africana era o presente dado aos profetas. Rei Gaspar, presenteou Jesus com incenso como uma referência a sua divindade. Melchior com ouro como um reconhecimento da divindade de Jesus. Conta a história que cada um saiu de uma região com três presentes. Que abençoe nossas famílias! Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e retirados todos os enfeites natalícios.

05 janeiro 2021

Reabertura simbólica da entrada do Mercado Público

Acompanhei o prefeito Melo com vereadores no ato de abertura simbólica do Mercado Público, no centro da capital. Com a publicação do Decreto 20889, que vigora a partir desta terça-feira, 5/1, Porto Alegre adere ao Sistema Estadual de Distanciamento Controlado e, seguindo aos protocolos sanitários, o Mercado passa a operar sem limite de ocupação e com 50% dos trabalhadores, atendendo a população.