Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

26 novembro 2024

Pomar da Câmara Municipal



Há dois anos, foi criado um espaço para o pomar da Câmara e os vereadores poderiam plantar uma árvore frutífera e nativa. Fiz a minha parte e plantei um pé de jabuticabeira (Plinia cauliflora) nativa da Mata Atlântica. Lembrei que no interior convivi com esta árvore e saboreei seus frutos. 


A enchente alagou a área e a jabuticabeira resistiu. Antes de encerrar o ano, coloquei a placa de identificação com o nome científico. E que fique bem cuidada para contribuir com o meio ambiente.


A jaboticabeira é uma das frutíferas mais cultivadas em pomares domésticos. A dispersão dos frutos é feita pela fauna, incluindo aves. As sementes podem ser plantadas com a polpa, mas, para armazená-las, é necessário despolpá-las em água corrente e deixar secar à sombra. A jabuticaba ou jaboticaba é o fruto muito apreciado desta árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica.