Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

08 junho 2016

Cosmam debate importância das Unidades de Conservação




Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), da Câmara Municipal de Porto Alegre, discutiu, nesta terça-feira (7/6) pela manhã, os aspectos legais e a importância das Unidades de Conservação (UC). A reunião foi coordenada pela presidente da Cosmam, vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), e teve também a presença do vereador Kevin Krieger (PP). Na oportunidade, Patrícia Witt, bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e gestora da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, observou que a reserva é a única UC no país gerida por um órgão ambiental municipal. "Nossa luta é para que a Reserva do Lami cumpra a sua função de UC. Ela foi criada em 1975 e exerce papel muito importante para a pesquisa científica e a conservação na cidade." De acordo com Patrícia, a Reserva Biológica do Lami, com 204,04 hectares de área, também assume importância fundamental ao abrigar espécies raras de fauna e flora, bem como ecossistemas remanescentes da Capital, e espécies ameaçadas de extinção, além de promover ações de educação ambiental.
Já a coordenadora da organização não-governamental Mira-Serra, Lisiane Becker, falou sobre a importância das Reservas Particulares de Proteção Natural (RPPN). Segundo ela, o Rio Grande do Sul possui 36 RPPNs, uma delas localizada em Porto Alegre. Mantidas por gestores privados, as RPPNs, segundo Lisiane, ajudam a evitar a degradação ambiental dessas áreas e incentivam as pesquisas científicas. "Ela é mantida e fiscalizada pelo proprietário e pode impedir a erosão, o desmatamento, a caça e outros geradores de impactos ambientais." A RPPN Mira-Serra, disse Lisiane, está localizada no planalto da cidade gaúcha de São Francisco de Paula e desenvolve projetos de integração com a comunidade, mantendo inclusive núcleos de estudos, a preservação da iconografia indígena, a territorialização dos arroios e permitindo a soltura de animais na área. Além disso, a Mira-Serra mantém a Trilha dos Tropeiros e promove exposições itinerantes.

Advogado especializado em direito ambiental, Gustavo Trindade destacou que os recursos destinados para a criação e a manutenção de UCs não podem integrar o caixa único do orçamento público. Essas unidades, segundo ele, precisam ser administradas por empreendedores licenciados por Estudos de Impacto Ambiental/Relatórios de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-Rima). Trindade observa, no entanto, que apenas 7% dos recursos da União arrecadados foram efetivamente gastos nas UCs. "Há grande quantidade de recursos, mas falta capacidade do gestor para investir na qualificação e no aumento das UCs. Hoje, grande parte desses recursos são utilizados na aquisição de equipamentos para as UCs, mas não se aplicam verbas na regularização fundiária dessas áreas.
Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Também participaram o ex-Vereador, advogado e ambientalista Beto Moesch coordenador do Seminário Cidade Bem Tratada, e a Dra.Ariane Dias, bióloga e Mestre que abordou S.O.S  Mara Atlântica - "A importância da Gestão das Unidfades de Conservação." e representantes de Secretarias do município.