Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

22 março 2016

Adote um Cavalo


Lourdes e convidados no abrigo de cavalos.
Fotos: Guilherme Almeida/CMPA
Henrique, Maurício, Denizio, Lourdes e Tulimar


    Lourdes: "O cavalo é o animal símbolo do Rio Grande do Sul e o seu lugar é no campo"

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou a sua reunião semanal, nesta terça-feira (22), no Abrigo de Animais da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), localizado no Bairro Lami. A comissão foi até o abrigo para verificar o trabalho de recolhimento, remoção e guarda dos cavalos e incentivar as adoções. Em torno de 66 cavalos vivem temporariamente no local, depois de terem sido recolhidos das ruas por terem sofrido maus-tratos ou abandono.



A presidente da Cosmam, Lourdes Sprenger, lembra que o prazo final de circulação das carroças na cidade encerra em setembro deste ano, ficando restrita apenas à zona rural e às ilhas, o que deve aumentar o número de animais recolhidos. “Precisamos encontrar um lar para esses animais e liberar espaço para outros cavalos”, acrescenta. Lourdes explica que o projeto Adote um Cavalo foi criado em 2010 pela EPTC e que ajudou a encaminhar os animais recolhidos para adoção. 

A visita da Cosmam ao abrigo foi acompanhada pelo representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Henrique Noronha, pelo médico-veterinário Maurício Grillo e por protetores, que foram recebidos pelo responsável pelo abrigo, Denizio Correa, e pelo representante da EPTC, Tulimar Aurélio.

Regras para adoção

- O interessado será depositário fiel do animal, não podendo comercializá-lo.                         
- O adotante deverá possuir chácara, fazenda ou sítio fora da área urbana – não é necessário ser morador de Porto Alegre.
- O animal não poderá ser submetido a qualquer tipo de trabalho, especialmente os de tração, como guia de carroças, charrete e arado. Também não deverá ser usado em práticas esportivas como saltos e corridas.                                                       
- O interessado deverá apresentar RG, comprovante de residência e assinar Termo de Compromisso de Adoção.

Outras informações sobre adoção, contatar com a EPTC pelo telefone 118.