Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

27 novembro 2013

Revista 'Em Evidência' destaca trabalho de Lourdes Sprenger em Porto Alegre




A vereadora da causa animal em Porto Alegre

Uma ativista em tempo integral
Por Anilson Costa

Em defesa dos animais:
O compromisso de ser a primeira vereadora eleita pela causa animal em Porto Alegre tem um significado especial para Lourdes Sprenger: ampliar a voz de quem não quer ficar indiferente diante do sofrimento animal. Para cumprir esta tarefa, Lourdes conta com a participação de uma rede de ativistas, protetores e voluntários que atuam, também por intermédio de ONGs e associações.

Todos trabalham investindo recursos próprios e doações fazendo frente ao abandono, à discriminação e aos maus tratos. “A ação do poder público ainda é tímida e, principalmente, sem diálogo” - avalia a vereadora -“mas a missão a que se entregam nossas protetoras fala mais alto porque se entregam a este convívio em benefício da vida”.

Foi exatamente a condição de ativista e protetora por uma década, que levou Lourdes Sprenger a se constituir em assessora parlamentar em busca de amparo institucional para a causa animal na cidade. Assim, seu trabalho como assessora parlamentar frutificou e sua colaboração foi decisiva tanto para compilar leis dispersas e elaborar a atual lei de bem estar animal bem como formatar a proposição da legislação em vigor, que reduz gradativamente, com inclusão social, a circulação de carroças na Capital.

“Esse aprendizado de ontem facilita minha tarefa hoje. Trabalhamos para aperfeiçoar nossa ação e criar mecanismos para tornar as políticas públicas de defesa animal mais efetivas”, comenta Lourdes Sprenger. Ela se refere aos projetos que propôs e que tramitam na Câmara Municipal de Porto Alegre, entre eles, a criação do Conselho Municipal de Direitos Animais; a criação de uma nova legislação para regrar e disciplinar a comercialização de animais; uma outra proposta busca proteger pessoas e animais dos efeitos maléficos dos fogos de artifício por intermédio da proibição da fabricação e comercialização de artefatos na cidade; e ainda a sua proposição de formação de uma Frente Parlamentar Porto Alegre Sem Maus Tratos.

Mesmo atuando de forma permanente em busca de aperfeiçoamento da legislação e assídua nas discussões dos temas centrais da cidade, Lourdes Sprenger mantém sua rotina de protetora e ativista, e ainda atua como titular em duas comissões parlamentares de inquérito em atividade na Câmara, uma delas investiga os desvios de recursos na Procempa (Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre) e outra apura as causas da falta de qualidade dos serviços de telefonia na Capital. A vereadora é ainda obrigada a incluir em sua agenda as reuniões da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da casa, da qual também é titular.

“A gente tem que se desdobrar. O compromisso é com a cidade, com os grandes problemas que afligem as pessoas, como é o caso da saúde, e com o bem estar animal”, explica Lourdes Sprenger lamentando a falta de tempo para fazer ainda mais, frente às necessidades de uma grande cidade como Porto Alegre, seus 1,3 milhão de habitantes.

Trabalho em rede e diálogo permamente Outra grande novidade que Lourdes Sprenger trouxe para a Câmara de Vereadores é o compartilhamento de seu trabalho por intermédio das redes sociais, em que as pessoas opinam, sugerem, criticam, avaliam e informam tanto sobre a atuação parlamentar da vereadora mas também sobre tudo o que se relaciona à proteção animal.

“Isto faz com o diálogo permanente, de forma participativa, é um mandato aberto a todos aqueles que desejam avaliar a atuação e encaminhar questões”, assegura Lourdes, que institui esse comportamento e utilizou essa ferramenta já na sua campanha eleitoral consolidada e ampliada no exercício da vereança.

“Estou sempre logada, como dizem os jovens, respondendo, propondo e conferindo o que as pessoas estão dizendo, indicando e sinalizando novos caminhos”, completa.

Lourdes Sprenger tem recebido convites para palestras e seminários em municípios localizados nas mais diversas regiões do Rio Grande do Sul, mas prefere administrar seu tempo para cuidar das prioridades de Porto Alegre. “Sei que a Capital é um polo irradiador de ideias e atuações, mas primeiro temos que cuidar bem das questões da nossa casa, que já são muitas”, aconselha. Sua expressão mais corriqueira, quando alguém lhe aborda sobre seu futuro político, é a seguinte: “Estou política, momentaneamente. Mas sou mesmo é uma protetora, uma ativista da causa animal em tempo integral”.

Guarda responsável, esterilização e identificação por chipagem:
Estes são três dos principais temas preferenciais de atuação da vereadora Lourdes Sprenger. Segundo ela, a guarda, o investimento no cadastro de animais ou a chipagem e a esterilização que irão produzir os efeitos que esperamos a médio e longo prazo, pois estão na base das reivindicações que asseguram direitos aos animais.

O esforço pelo desenvolvimento destas políticas começou com o voluntariado, as ONGs, protetores e ativistas que assumem a quase totalidade destas ações. Mas, timidamente, o poder público busca dar seu apoio. Para dar visibilidade e estimular a ação pública em relação à causa animal, Lourdes Sprenger realizou em julho de 2013 o Primeiro Encontro de Ações Públicas e a Causa Animal, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, com apoio institucional da Fundação Ulysses Guimarães do PMDB. Especialistas e gestores públicos relataram suas experiências e debateram propostas no sentido de estimular e aperfeiçoar as ações do poder público.

Já o tema adoção e nas relações entre tutores e animais, captadas em flagrantes do cotidiano, se constituiu o tema da Mostra Fotográfica Amigos para Sempre, produzida pelo gabinete da vereadora. A mostra fotografada por Thandra Leães marcou a passagem do Dia Internacional dos Animais, com exposição de 33 fotografias dispostas em painéis no saguão da Câmara. Foi um sucesso de público visitante, com intensa veiculação na mídia e comentários nas redes sociais.


Para 2014, o foco de Lourdes Sprenger é buscar a aprovação dos projetos em tramitação e dar continuidade às ações que envolvem o trabalho que desenvolve pela cidade.