Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

16 fevereiro 2016

Lourdes aciona MP no caso das mortes de cães em Cachoeira do Sul


A vereadora de Porto Alegre e deputada federal suplente Lourdes Sprenger (PMDB) solicitou nesta segunda-feira (15) ao Ministério Público do Rio Grande do Sul a abertura de inquérito civil público para apuração das mortes de cães ocorridas no Canil Municipal de Proteção Animal (Cempra), de Cachoeira do Sul, e denunciadas pela Associação de Apoio Animal pelo Amigo daquele município. A ação da vereadora foi motivada pelo pedido de diversas protetoras, pela gravidade do problema e para responsabilizar os que têm competência para proteger os animais. “A rede de proteção animal não tem fronteiras”, declarou Lourdes, ao ser entrevistada pela Rádio Fandango, da mesma cidade.

Segundo denunciou a presidente da associação no jornal local O Correio, Adriana Barros, dois cães foram encontrados mortos no último domingo no canil. Ela disse que o Cempra não cumpre suas obrigações, a prova são as constantes mortes de animais, que se envolvem em brigas. A entidade cobra da prefeitura a presença de mais funcionários e vigia à noite, quando ocorrem as brigas. O Cempra é cuidado por dois funcionários e abriga em torno de 200 cães.

Lourdes esteve em Cachoeira do Sul no final do ano passado, a convite da Frente Parlamentar de Controle Populacional de Animais Domésticos, presidida pelo deputado Gabriel Souza (PMDB), para participar de audiência pública sobre o tema. A audiência foi solicitada pelo vereador cachoeirense Marcelo Figueiró (PMDB).

Atualização (19/2): últimas informações vindas de Cachoeira do Sul dão conta que o Ministério Público e a Polícia Civil solicitaram informações tanto ao prefeito como para protetoras. Além disso, a prefeitura está nomeando uma protetora em cargo de confiança para auxiliar no Cempra.

Moção de Cumprimentos

Por iniciativa do vereador Marcelo Figueiró (PMDB), os vereadores de Cachoeira do Sul aprovaram, na sessão de 22 de fevereiro, "Moção de Cumprimentos" para a vereadora Lourdes pelo desenvolvimento de ações em defesa da Causa Animal, em especial a denúncia junto ao Ministério Público Estadual da situação de mortes de animais no Canil Municipal de Proteção Animal daquela cidade.