Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

26 agosto 2015

Frente parlamentar apresenta atividades da Fundação Bichoterapia


Procuradora Maria Waleska e deputado Gabriel com Lourdes
A Frente Parlamentar Porto Alegre sem Maus-Tratos aos Animais esteve reunida na noite desta terça-feira (25), na Câmara Municipal, para apresentar as atividades da Fundação Bichoterapia e outras ações da causa animal. A presidente da Frente, Lourdes Sprenger (PMDB), fez uma prestação de contas das ações do gabinete, dando destaque para a campanha de doação de cães e gatos que se alojaram na área interna do Jockey Club do Rio Grande do Sul. No local, vai ser erguido um empreendimento imobiliário. “Queremos chamar a atenção para a urgência dessas adoções e também conscientizar as pessoas de como é triste e cruel o abandono”, enfatizou a vereadora.

O deputado estadual Gabriel Souza (PMDB), presente no evento, também destacou o trabalho do seu gabinete, informando que foi aprovado por unanimidade, na semana passada, na Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo gaúcho, projeto de lei de sua autoria que regulamenta a compra de fogos de artifício. Além de ser extremamente prejudicial e traumático para animais, o uso de fogos e artefatos pirotécnicos causou, nos últimos anos, mais de cem óbitos no Brasil, isso sem contar a tragédia na Boate Kiss, que provocou 243 mortes. Lourdes saudou a proposta do deputado porque se a lei estadual for aprovada vai contemplar todos os municípios. Lembrou que está em tramitação na Câmara projeto de lei de sua autoria que proíbe a comercialização, utilização e manuseio de fogos de artifício no município de Porto Alegre.

E o assunto de destaque da reunião foi a Fundação Bichoterapia, lançada no final de junho para suceder a Associação Bichoterapia e que tem como presidente a procuradora de Justiça Maria Waleska Cavalheiro.  A presidente falou sobre a missão da Bichoterapia, de oferecer serviço terapêutico fazendo a interação entre homem e animal. A fundação pretende lidar com animais em situação de risco, se posicionando como alternativa para o controle populacional dos animais. Uma das iniciativas é colocar em ação um petmóvel, oferecendo castração gratuita. A fundação está buscando colaboradores e quer apoiar as protetoras voluntárias, como já vem fazendo e postando em sua página no Facebook. Quer ainda realizar palestras em escolas para conscientização das pessoas em relação ao respeito com os animais.