Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

15 outubro 2014

Economista Marcelo Portugal recebe Título de Cidadão de Porto Alegre dia 11 de novembro

Economista e professor universitário Marcelo Portugal
O economista e professor universitário Marcelo Portugal vai receber o Título de Cidadão de Porto Alegre no dia 11 de novembro em solenidade no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal. A Lei que concede a homenagem ao economista foi proposta pela vereadora Lourdes Sprenger (PMDB). Segundo ela, o título qualifica e reconhece ainda mais a trajetória acadêmica e a participação de Portugal no debate sobre o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. 

Marcelo Portugal nasceu no Rio de Janeiro e é formado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal daquele estado. É doutor em Economia pela Universidade de Warwick da Inglaterra e mudou-se para Porto Alegre em 1993. Pouco tempo depois foi aprovado em concurso público para o cargo de professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - tendo sido um dos mais jovens candidatos a tornar-se professor titular da história da UFRGS.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Econometria, coordenador do Programa de Pós-Graduação da UFRGS e publicou mais de sessenta artigos científicos. “Ao longo dos últimos vinte anos, o professor Marcelo Portugal participou da formação de muitos alunos de mestrado e doutorado em Economia e Administração de Empresas, colaborando para a qualificação de recursos humanos no Estado”, destacou Lourdes Sprenger.


Em 2012, o Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul o elegeu como Economista do Ano, e ainda foi agraciado com o prêmio Pesquisador Destaque em Economia e Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado. Ele trabalhou como analista econômico da RBS TV, consultor econômico da Secretaria de Planejamento do RS, membro do Conselho de Administração da antiga CRT e assessor especial do ministro-chefe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República.