Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

22 janeiro 2014

Lourdes Sprenger trata de furtos do patrimônio histórico com a Smam

Cláudio Dilda e  Lourdes Sprenger FOTO: Sérgio Louruz/Smam
A vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) cumpriu hoje (22/01) uma nova agenda no sentido de mobilizar o poder público em torno da preservação do patrimônio histórico cultural urbano e estancar a onda de furtos e depredações, que ocorre na cidade. Em reunião com o secretário municipal do Meio Ambiente, ela foi informada de que há uma ação administrativa da Prefeitura para repassar o gerenciamento destas obras para o setor de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal da Cultura.

Conforme a manifestação de Cláudio Dilda, Porto Alegre tem obras de arte que estão nas praças, mas existem aquelas que estão em vias públicas. E como se trata de um patrimônio urbano, em princípio, estaria adequadamente abrigado junto ao setor responsável pelo patrimônio. Ressalvou, no entanto, que a Guarda Municipal poderia empregar seus efetivos para conter a onda de furtos de estátuas e bustos já que tem a missão de exercer vigilância em parques e praças.



Para o secretário, a ação criminosa envolve pessoas ligadas ao consumo de drogas, que furtam obras em bronze para vender aos chamados "ferros velho" onde duas delas, levadas do Parque Farroupilha, foram recuperadas pela própria Smam.

Lourdes Sprenger comunicou ao secretário Dilda que vai sugerir ao setor de Patrimônio Histórico, por intermédio da Smam, a colocação de câmeras de vigilância como forma de preservar o que ainda resta das obras de arte urbanas em Porto Alegre.