Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

25 outubro 2013

Lourdes Sprenger defende métodos alternativos nas pesquisas para evitar sofrimento animal

Lourdes Sprenger (D) debate no programa Cidadania, da TVE
A vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) defende uma postura ética em relação ao sacrifício de animais em pesquisas científicas. Segundo ela, "é preciso validar métodos alternativos para evitar o sofrimento animal", ao referir-se aos fatos ocorridos no Laboratório Royal, em São Paulo, onde eram realizados testes com cães da raça beagle, que foram resgatados por ativistas.


Com relação à obrigatoriedade de testes de novas drogas em animais, condicionada à sua liberação, conforme determina o órgão do Ministério da Saúde, Lourdes entende que "a atual legislação pode ser alterada tanto por resolução do governo como por decisão do Congresso".

Ela classificou o sacrifício de animais "um contra-senso já que a Lei 9.605/98, que  trata dos Crimes Ambientais, enquadra como maus tratos todo o sofrimento animal e a realização das pesquisas pressupõe sofrimento", concluiu.

O programa Cidadania teve ainda a participação da professora e pesquisadora da Faculdade de Farmácia da UFRGS, Stela Maris Rates.


Assista a primeira parte do programa:



Clique abaixo e assista a última parte do programa: