Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

16 maio 2016

Seminário debate ações públicas para a causa animal


Porto Alegre irá sediar a edição nacional do 2º Encontro de Ações Públicas e a Causa Animal. O evento acontece no dia 21 de maio, das 9h às 17h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Vereadores e tem por objetivo debater e propor ações a respeito de quatro principais temas: abandono e maus-tratos, controle populacional, recursos públicos para zoonoses, ética e experimentação animal. Entre os 12 palestrantes convidados estão a médica veterinária, especialista em bem-estar animal e docente da UFPR, Carla Molento, o promotor de Justiça do MP-RS, Daniel Martini, a médica veterinária e doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal, Charli Ludtke.

Para o deputado estadual e médico veterinário Gabriel Souza, a discussão é essencial não só para os animais, mas também para a saúde pública, afinal, quanto menos animais estiverem nas ruas, menos doenças infecciosas serão transmitidas também para os humanos.  Ele ainda destaca a importância de existir uma política pública com ações produtivas para o manejo populacional de animais domésticos. “Devemos construir instrumentos de pressão tanto em nível federal, mostrando a necessidade de legislação específica e recursos financeiros à área, quanto no Estado e municípios, com leis e procedimentos que determinem resultados práticos, possíveis e objetivos”, aponta.

A vereadora Lourdes Sprenger, de Porto Alegre, entende que os debates produzirão sugestões e caminhos para que ações públicas sejam efetivadas, atendendo a expectativa de protetoras e apoiadores da Causa Animal. "Os quantitativos obtidos junto aos órgãos públicos demonstram um aumento nas denúncias de maus-tratos a animais, no recolhimento de animais mortos nas ruas, assim como nas solicitações de resgate e atendimento de animais atropelados", justifica.

De acordo com o presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul, João Alberto Machado, o evento destaca a importância da luta pela Causa Animal. "Dentro do PMDB temos diversos prefeitos, vereadores, deputados e militantes que atuam em favor dos animais. Em 2015, por exemplo, o diretório gaúcho autorizou a criação do primeiro Núcleo da Causa Animal em um partido político." O presidente ressalta, ainda, o objetivo da Fundação neste contexto. "Como braço direito do PMDB, temos a obrigação de nos engajarmos e lutarmos ao lado dos militantes. Dessa forma, fazemos uma nova política, construindo o conhecimento através de debates que qualificam e propõem novas ações públicas", explica.

Organizado pela Frente Parlamentar pelo Controle Populacional de Animais Domésticos, presidida pelo deputado estadual Gabriel Souza, e pela Frente Parlamentar Porto Alegre sem Maus-Tratos aos Animais, presidida pela vereadora Lourdes Sprenger, o encontro conta com o apoio da Fundação Ulysses Guimarães.

O evento é gratuito, com doação opcional de ração para cães e/ou gatos, e as inscrições podem ser feitas pelo site: www.encontrocausaanimal2016.blogspot.com ou pelo e-mail: encontrocausaanimal2016@gmail.com até o dia 20 de maio. 


PROGRAMAÇÃO:

9h – Abertura com João Alberto Machado, presidente da Fundação Ulysses Guimarães-RS.

09h15: PAINEL 1 | Abandono e Maus-Tratos
Temas: legislação federal, estaduais e municipais, penalidades, multas por infração e sensação de impunidade.
Debatedores:
- Dra. Waleska Cavalheiro: procuradora de Justiça e presidente do Conselho Curador da Fundação Bichoterapia, de Porto Alegre.
- Dra. Fabiana de Araújo Ribeiro: presidente da ONG MDA/RS.
Mediadora: vereadora Lourdes Sprenger

10h30: Painel 2 | Controle Populacional de Animais Domésticos
Temas: controle populacional, estratégias, políticas públicas e planos de manejos, animais comunitários e acumuladores.
Debatedores:
- Dra. Carla Molento: médica veterinária, docente da UFPR e especialista em bem-estar animal
- Dr. Valério Ouriques: médico veterinário com especialização em clínica cirúrgica de pequenos animais
- Dra. Márcia Simch: diretora da ONG Bicho de Rua, de Porto Alegre
Mediador: deputado estadual e médico veterinário Gabriel Souza

14h: Painel 3 | Recursos Públicos e Zoonoses
Temas: zoonoses, recursos federais, fundos municipais e política estadual.
Debatedores:
- Dr. Daniel Martini: promotor de Justiça e coordenador de Meio Ambiente do Ministério Público do Rio Grande do Sul
- Claudia Costa: diretora-presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Gravataí
- Dra. Bárbara Stenzel: médica veterinária e especialista em saúde.
Mediador: deputado estadual e médico veterinário Gabriel Souza

15h30min: Painel 4 | Ética e Experimentação Animal
Temas: abate humanitário, testes com animais e transporte de animais.
Debatedores:
- Dra. Charli Ludtke: médica veterinária, mestre em Ciências e Tecnologia Agroindustrial e doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal.
- Dra. Fernanda Cunha Martins: advogada e fundadora do site VETJUR (mundo jurídico dos pets)
Mediadora: vereadora Lourdes Sprenger