Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

15 março 2016

Cosmam debate situação do Posto de Saúde Costa e Silva

Lourdes preside a Cosmam. Fotos: Ederson Nunes/CMPA

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião, nesta terça-feira (15), para discutir a precarização do espaço físico do Posto de Saúde Costa e Silva. O coordenador do Conselho Local de Saúde, Darci Munhoz, fez um relato sobre a situação e pediu para que a prefeitura e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) negociem uma área para construção de um posto de saúde adequado às necessidades da população. O prédio atual onde funciona o posto sofre alagamento sempre que chove.

O gerente de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, médico Néio Lúcio Pereira, adiantou a proposta que está sendo estudada de unir os postos de saúde Costa e Silva e Jardim Leopoldina numa grande unidade, localizada no Jardim Leopoldina, que funcione em horário estendido, oferecendo uma complexidade maior de serviços. Mas os representantes do Costa e Silva preferem a viabilização do posto no local onde está instalado ou nas proximidades e que sejam realizadas melhorias nas instalações. Outra alternativa levantada é a transferência do serviço de saúde para o Centro Vida, de melhor localização para a comunidade atendida pelo posto.

A coordenadora-geral de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vânia Maria Frantz, considerou a demanda da comunidade bastante justa e oportuna, solicitando um prazo de 60 dias para que SMS e GHC realizem um levantamento na região dos equipamentos desocupados. O resultado deve ser informado à Cosmam, Orçamento Participativo, Conselho Local, para discussão com a comunidade.

A presidente da Comissão, Lourdes Sprenger (PMDB), disse que quer contribuir para uma solução rápida para essa demanda, que já foi pauta da Cosmam há um ano. Na época, o GHC não esteve presente na reunião.