Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

23 fevereiro 2016

Saúde apresenta relatório de gestão na Cosmam

Lourdes preside a audiência. Fotos: Guilherme Almeida/CMPA
Saúde apresenta números













A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Cosmam) realizou, nesta terça-feira (23), audiência pública para apresentação, pelo Poder Executivo, do Relatório de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde referente às atividades do 3° quadrimestre de 2015. A secretária-adjunta Fátima Ali expôs os números da gestão do período relacionados à informatização da Secretaria, às consultas médicas, testes de câncer de mama, do pezinho, do HIV e sífilis. Em relação à vigilância de alimentos, por exemplo, foram realizadas 2.510 vistorias, com 507 notificações, 214 autos de infração e 33 interdições e suspensões de atividades, resultando em 6.023 quilos de alimentos impróprios para consumo recolhidos em 458 unidades.

O Hospital Parque Belém foi citado na audiência pelo vice-presidente da Cosmam, vereador Dr. Goulart (PTB), que busca uma solução para a falta de leitos psiquiátricos. A secretária explicou que essa discussão é muito ampla. A presidente da comissão, vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), disse que acompanha o caso desde 2013 e pretende dar andamento às negociações com o hospital na busca de soluções que ampliem o atendimento da Saúde à população.

Lourdes apresentou um levantamento na ocasião sobre as 10 maiores solicitações encaminhadas pelo telefone 156 da prefeitura para a Secretaria da Saúde do município. Segundo o demonstrativo, em 2015, em primeiro lugar, foram registradas 2.853 reclamações sobre consultas especializadas. Exames especializados, atendimento de cirurgias e reclamações de hospitais conveniados  também estão incluídos no levantamento, além de pedidos envolvendo fiscalização e orientação para prevenção do mosquito da dengue, solicitações para desratização, fiscalização de alimentos, esgoto e vistoria de piscina residencial.