quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Não abandone seu animal de estimação, ele depende de você

Todos os anos, principalmente no verão, se encontra milhares de animais domésticos abandonados nas praças, estradas e praias. Por vários motivos, as pessoas “desistem” de cuidar de seu pet, esquecendo que assumiram um compromisso com aquela vida. A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados. Não deixe que seu pet faça parte desta estatística. Se for necessário, procure um novo lar para ele. 

Férias 

Quando for viajar e não puder levá-lo, deixe-o hospedado em hotéis, clínicas veterinárias, casas de família, casas de passagem ou busque o serviço de um pet sitter ou dog walker. O vizinho ou um parente também pode ajudar nessas ocasiões. Antes da escolha, porém, é importante avaliar o local e as pessoas que vão ficar responsáveis pelo mascote. 

Mas se preferir a companhia de seu animal de estimação na viagem, tome algumas providências antes da partida como levar o animal de estimação ao médico veterinário, que vai orientá-lo sobre cuidados básicos no verão. 

Se o seu pet for de carona no carro, utilize caixas de transporte apropriadas, com espaço suficiente ou acomode-o na parte traseira do veículo. Animais domésticos de pequeno porte podem ser transportados em ônibus desde que obedecidas algumas exigências. As companhias aéreas também são outro meio de condução com normas específicas. 

É importante verificar ainda se o local de destino da viagem aceita animais. 

Quanto aos cuidados diários, não esqueça: uma das principais recomendações dos veterinários é o horário de passeio, que deve ser sempre com temperaturas mais amenas. O sol forte prejudica a saúde do cão. É essencial ainda que o pet tenha água limpa para beber frequentemente e uma alimentação em menor quantidade administrada mais vezes ao dia para que o animal se sinta leve e disposto.

Proteja seu animal de estimação! Ele retribuirá com lealdade e amor incondicional.