Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

12 março 2015

Primeira Dama do Estado está entre mulheres homenageadas pela Câmara por indicação de Lourdes Sprenger

Regina Perondi, Lourdes Sprenger e Maria Helena Sartori
A secretária de políticas públicas do Estado e primeira dama, Maria Helana Sartori, estará entre as mulheres homenageadas pela Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (13/03). Seu nome foi indicado pela vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) para receber a homenagem que assinala o Dia Internacional da Mulher (08 de março).

Maria Helena Sartori é professora aposentada da rede estadual de ensino, com formação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduação em História da América Latina. Foi deputada estadual por dois mandatos, sendo o primeiro entre 2002 e 2006 e o segundo entre 2010 e 2014.

Destacou-se como a primeira mulher na história do parlamento gaúcho a exercer os cargos de líder do governo (2006) e de presidente da Comissão da Agricultura. Como deputada, também presidiu a Comissão de Finanças e foi proponente e coordenadora da frente parlamentar criada para acompanhar e fiscalizar a execução de Políticas Públicas para Mulheres no Rio Grande do Sul.

Como primeira-dama de Caxias do Sul, por dois mandatos, entre 2005 e 2012, ajudou a implantar diversos programas sociais, com enfoque no combate ao câncer de mama e na prevenção à gravidez precoce. Também foi grande incentivadora para a criação de projetos que promovem a qualificação profissional e a geração de emprego e renda, a exemplo do Banco de Vestuário.

Atualmente, é deputada estadual licenciada, primeira dama do Estado e Coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais do Governo Sartori, que tem focos de atuação nas políticas para mulheres, no Programa Primeira Infância Melhor - PIM, e no combate à violência escolar.



Dia 13 (Sexta-feira)
Horário: 14 horas
Homenagens a mulheres da Capital

Local: saguão do Plenário Otávio Rocha, da Câmara