Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

18 setembro 2013

Lourdes propõe criação do Conselho Municipal dos Direitos Animais

Projeto de lei complementar que cria o Conselho Municipal dos Direitos Animais (CMDA) começou a ser discutido na tarde desta quarta-feira (18/9) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Conforme a autora do projeto, vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), o CMDA permitirá um debate mais amplo sobre a questão da causa animal em Porto Alegre, contribuindo para a formulação das políticas públicas sobre a matéria e mantendo um diálogo aberto entre a sociedade e a administração municipal.

"Entendemos que a composição do CMDA deva ser equitativa, igualitária e tripartite: – Executivo Municipal, órgãos públicos externos e sociedade civil organizada –, obedecendo aos conceitos estabelecidos na formação de conselhos municipais, os quais, em sua essência, buscam a participação e o controle social", explica Lourdes.

É previsto que o CMDA seja composto por 13 membros: cinco representantes do Executivo Municipal, seis representantes da sociedade civil e dois representantes de organismos públicos cujas atividades tenham relação com animais. O mandato de conselheiro terá a duração de dois anos, sendo permitida uma única recondução.

O projeto, também, prevê o incentivo aos processos de controle populacional por meio das ações de esterilização e de orientação aos novos proprietários para que possam garantir uma melhor qualidade de vida aos seus animais.