Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

07 maio 2022

Dia de São Vicente Mártir no calendário oficial de Porto Alegre

Foi sancionada pelo prefeito Melo a lei 13.071 (em 04/05/2022), proposição de minha autoria, que estabelece a data de 22 de Janeiro como Dia de São Vicente Mártir e inclui a efeméride no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A proposta visa reconhecer o trabalho, dedicação e perseverança à pregação do cristianismo pelo então Diácono Vicente.

Ele foi preso, torturado e cruelmente assassinado devido à perseguição do imperador romano Diocleciano aos cristãos. O imperador proibia cultos, ordenava confisco de bens, destruição de igrejas, prisão e morte de bispos e sacerdotes que pregavam o cristianismo, e obrigava os crentes a fazerem sacrifícios aos deuses do panteão romano. Diocleciano foi imperador de 284 até a abdicação no ano 305.

História

Vicente nasceu em Huesca, perto de Saragoça , Espanha, na segunda metade do século III. Ele passou a maior parte de sua vida na cidade de Zaragoça, onde foi educado e ordenado padre pelo bispo Valerius, que o encarregou de pregar em toda a diocese.

Quando o imperador romano Diocleciano começou a perseguir os cristãos na Espanha, o padre Vicente e o bispo Valerius foram apresentados ao governador romano, Daciano, em Valência (Espanha) e confinados na prisão. Embora Vicente tenha recebido oferta de liberdade, se ele enviasse as Escrituras para o fogo, o padre recusou. E, falando em nome de seu bispo, informou ao juiz que eles estavam dispostos a sofrer tudo por sua fé.

Por não renunciar ao cristianismo, Vicente passou a ser torturado e no dia 22 de janeiro do ano 304 foi morto pelos carrascos que decidiram dilacerar o seu corpo. O padre Vicente foi canonizado e recebeu o nome de São Vicente Mártir, hoje santo padroeiro de São Vicente e de Lisboa. Desde então, o dia 22 de janeiro é dedicado a ele.