Por solicitação da AMOBELA (Associação dos Moradores da Bela Vista, Mont Serrat e Boa Vista), fui verificar a situação de quatro ucranianos surdos, que segundo eles, ficaram retidos no Uruguai, onde estavam de férias quando iniciou a guerra na Ucrânia e seus familiares fugiram para outro país.
Ao chegarem em Porto Alegre, foram acompanhados pela Delegada de Turismo Patrícia Sanchotene e hospedados no Hotel Master.
Mantive contato com o secretário municipal Léo Voight, que me retornou com novas informações e esclarecimentos sobre a rede de solidariedade formada para atender: "os ucranianos estão retornando para a Europa amanhã por São Paulo via Sérvia até Alemanha, onde estão seus familiares refugiados da guerra".
E aqui em Porto Alegre formaram esta rede, Sr. Mário Fuentes da Prefeitura de Porto Alegre e Lennon Tarragô, intérprete de libras, além da Federação Estadual de Surdos e Paróquia Ortodoxa Ucraniana Santíssima Trindade de Canoas.
Especial reconhecimento aos envolvidos e ao Grupo Master Hotéis que hospedou solidariamente os ucranianos, que são naturais da cidade Mykolaiv no Mar Negro da Ucrânia com cerca de 500 mil habitantes.
Rezamos para que todo povo ucraniano consiga retomar suas vidas em paz.