Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

11 junho 2021

LIVE - Animais abandonados e ações públicas para identificação e controle populacional

Na live desta quinta-feira (10/6) conversamos sobre responsabilidade e descaso com animais domésticos. Como lidar e o que representa abandono de cães e gatos, colônias de ferais e o que significa o controle populacional de animais para minimizar mazelas, sofrimentos e as alternativas para a causa animal.

A gerente de projetos da ONG Ampara Animal SP, Rosangela Gebara, estima que há milhões de cães e gatos em situação de rua, pelo descaso dos humanos. Disse que a maioria dos animais abandonados nascem em casa e quando ficam idosos ou doentes, ficam à mercê das ruas, sujeitos a maus-tratos, atropelamentos e envenenamentos, e outra parcela nasce na rua. Salientou a conscientização para a guarda responsável.
Fundadora da C.E.D. Brasil, Otávia Mello de Sergipe explicou que a sigla significa: Captura, Esterilização e Devolução, como forma de lidar com gatos ferais e de vida livre e os socializados. Destacou que as ações visam localizar a população das colônias e ruas, capturar e levar os animais para atendimento, castração e microchipagem com veterinário, para formação de cadastro de identificação e acompanhamento. Posteriormente os animais ferais são devolvidos ao local de origem, para que não se formem novas colônias naquele território.
Ambas falaram da necessidade de aprimoramento das políticas públicas, conscientização das pessoas em relação ao controle populacional de animais e de zoonoses, crimes de abandono e maus-tratos. Enalteceram o trabalho das protetoras e ONGs, da vereadora Lourdes por inovações em políticas públicas e a importância de criar um fundo nacional para atendimentos das demandas, como acontece em países como Canadá, Costa Rica, Austrália e Nova Zelândia.
Acompanhe este importante bate-papo, acessando o canal no