Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

02 abril 2021

Os desafios e as ações da Causa Animal no Brasil

Conversei com a Médica Veterinária e Diretora Técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Vânia Plaza Nunes. Ela lembrou que a Constituição de 1988 estabelece que os animais não podem ser submetidos à crueldade e que a legislação prevê reclusão de dois a cinco anos a quem for condenado por crime de maus-tratos. Parabenizou o trabalho feito em Porto Alegre, como por exemplo a Lei das Carroças que retirou os cavalos da exploração pela tração animal, com programas de inclusão aos antigos carroceiros. Ponderei que algumas situações ainda acontecem na divisa da capital, de quem vem de outras cidades, que ainda não dispõe da mesma legislação municipal.

A especialista disse que não existe fórmula pronta, cada local tem a sua especificidade, para isso é preciso educar, conscientizar a sociedade sobre o direito dos animais, mostrar os benefícios positivos do convívio entre animais e humanos. E destacou a energia e presença da mulher na luta pelos mais frágeis, como por exemplo os animais.
Que há mais proximidade e vínculos com animais domésticos, como cães e gatos, mas que há outras espécies, como cavalos, silvestres e exóticos, que precisam ser observados, resgatados e cuidados. E que avaliação do médico veterinário é fundamental, porque há estudos avançados para identificar danos físicos e comportamentais, abusos, omissão, negligência em relação aos animais, que também são considerados maus-tratos. Falou que o protetor é a ponte de transformação. Que é necessário tirar os animais da situação de sofrimento e a sociedade deve aprender a respeitar os locais onde vivem. Citou casos emblemáticos no Brasil, como Lei Sansão, Manchinha, Cadela Preta, entre outros, e as campanhas de conscientização da Frente Nacional de Defesa Animal.
A transmissão pode ser conferida, na íntegra, pelos meus canais:
http://Facebook.com/lourdesanimais
e YouTube
Este encontro virtual de quinta-feira, 1/4, encerra a série de lives “Mulheres que inspiram pessoas e enfrentam desafios”, iniciada em março.