Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

15 outubro 2012

imprimirIMPRIMIR
ELEIÇÕES 2012 Notícia da edição impressa de 15/10/2012

Lourdes Sprenger representará a causa animal

Fernanda Nascimento
ANTONIO PAZ/JC
Peemedebista atua há uma década como voluntária.
Peemedebista atua há uma década como voluntária.

Uma das novas caras no Legislativo de Porto Alegre tem como bandeira de luta a causa animal. Lourdes Sprenger (PMDB) atua, há uma década, em ONGs. Ao longo desse período, participou de ações como a elaboração da Lei das Carroças. Em 2011, integrou a Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA). Com o slogan “Os animais não votam, nós votamos por eles”, conquistou 4.402 votos e a quarta e última cadeira assegurada pelo PMDB na Câmara. 
A eleição de 2012 foi marcada pela inserção da causa animal na agenda dos candidatos a vereador da Capital. Na propaganda eleitoral na televisão, ao menos três candidatos tiveram como companhia seus animais de estimação. Com tanta concorrência, Lourdes credita o bom retorno das urnas ao reconhecimento de um trabalho prolongado. “Os integrantes da causa são muito fiéis. Sabemos quem é quem”, afirma. Sem levar cães para a tela, ela critica a exposição dos animais. “Sabemos quem são as pessoas que tentaram fazer da causa um trampolim. Achei apelativo e desagradável utilizar o animal.”
A soma dos votos dos candidatos que usaram animais na propaganda eleitoral não atinge a metade dos votos obtidos por Lourdes, que pretende fazer um mandato diferenciado, como foi sua campanha. A peemedebista, que tem 12 cachorros e seis gatos, destaca com veemência que a causa animal não é uma questão doméstica e pretende ter um mandato que reorganize o diálogo entre os voluntários e o Poder Público.