Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

27 março 2019

AS 5 LIBERDADES PELO BEM-ESTAR ANIMAL


A partir dos trabalhos sobre saúde e imunologia do pesquisador Francis Brambell, resultou um relatório, em 1965, sobre a situação precária de boa parte dos animais na Inglaterra e foi criando-se uma consciência a respeito da necessidade de garantir a qualidade de vida dos animais em diversos aspectos. 

Em 1979 o Farm Animal Welfare Council publicou um documento com os princípios que hoje norteiam as boas práticas de bem-estar animal e a legislação relativa ao assunto. 

As 5 Liberdades pelo Bem-estar Animal é uma espécie de declaração dos direitos dos animais, que ficaram conhecidos como as cinco liberdades.


1. Estar livre de fome e sede - Os animais devem ter acesso a água e alimento adequados para manter sua saúde e vigor.
2. Estar livre de desconforto - O ambiente em que eles vivem deve ser adequado a cada espécie, com condições de abrigo e descanso adequados.
3. Estar livre de dor doença e injúria -Os responsáveis pela criação devem garantir prevenção, rápido diagnóstico e tratamento adequado aos animais.
4. Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie - Os animais devem ter a liberdade para se comportar naturalmente, o que exige espaço suficiente, instalações adequadas e a companhia da sua própria espécie.
5. Estar livre de medo e de estresse - Os animais não devem ser submetidos a condições que os levem ao sofrimento mental, para que não fiquem assustados ou estressados, por exemplo.