Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

13 setembro 2016

Cosmam discute prevenção ao câncer, DSTs e vacina contra o HPV

Foto: Esteban Duarte/CMPA
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre debateu nessa terça-feira (13) a prevenção ao câncer do colo do útero, DSTs e vacina contra o HPV. Entre os temas tratados estiveram a dificuldade de realizar o exame Papanicolau (para a prevenção do câncer) e o projeto de lei que institui a obrigatoriedade de coleta preventiva do exame de câncer do colo de útero em 80% das mulheres que comparecem em qualquer posto de saúde municipal (podendo ser realizada pelo serviço de enfermagem).

De acordo com a ginecologista e cirurgiã oncológica Fabíola Fridman, o exame preventivo, em geral, não vem alcançando novos pacientes. Ela explica que quando a mulher vai ao posto, tem dificuldade de realizar o exame, e nos hospitais a atenção acaba sendo direcionada aos pacientes que já estão com alterações no preventivo.

A gerente do Serviço Especializado de Ginecologia (SEG), Estelamaris Piccoli, concordou com Fabíola e afirmou que é comum que os exames sejam feitos repetidamente pelas mesmas pessoas. Para Estalamaris, quem mais necessita não tem acesso por problemas no posto de saúde, devido à demanda de pessoal e por desconhecerem o procedimento.

“Se nós vamos pensar em prevenção, em primeiro lugar devemos encarar as condições primárias, condições de vida e educação, dificuldade de acesso e que as pessoas nem se dão conta que existe a doença”, resumiu o ginecologista Paulo Damiani.

Para a representante da Secretaria Municipal da Educação (Smed), professora Marcia Gil Rosa, a educação sobre a saúde das mulheres precisa ser debatida dentro e fora da escola. A professora disse que existe uma necessidade de mobilização, pois mulheres estão morrendo.


A presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), evidenciou a importância de temas como este serem debatidos na Câmara e se comprometeu em auxiliar na mobilização sobre o tema e sugeriu a realização de um seminário sobre a prevenção ao câncer de colo de útero na Cosmam.