Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

10 junho 2016

Vereadora Lourdes representa COSMAM na audiência pública em Bom Jesus



A audiência pública realizada na última sexta-feira (10) pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa reuniu representantes de instituições, militantes da causa animal e comunidade para debater a situação dos animais de rua no município de Bom Jesus e de Cambará do Sul.

A criação de um fundo para financiar políticas de controle de reprodução de animais e conscientização da sociedade foi defendida pela Vereadora Lucila Maggi de Bom Jesus.

A Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara da capital, vereadora Lourdes Sprenger autora de várias leis e que aprovou o projeto em defesa da causa animal que é a Lei Complementar 797/2016, que estabelece a obrigatoriedade de divulgação, nas pet shops e estabelecimentos comerciais especializados em produtos veterinários, com base na Lei 9065/1998, que criminaliza a prática de abandono e maus tratos contra os animais pelo crime ambiental de maus-tratos a animais, que prevê detenção e multas, em sua manifestação relembrou a matança de nov/2014 quando mais de 126 cães e 3 gatos animais foram envenenados em diferentes pontos da cidade. A autoria da mortandade que chocou a população do Rio Grande do Sul e pautou os noticiários do País ainda é um mistério que intriga a comunidade. Uma ação judicial para apurar os responsáveis tramita em segredo de Justiça.

A vereadora Lourdes acrescentou: “Queremos evitar que se repita essa monstruosidade que chocou e entristeceu a todos nós”, ao defender a criação de mecanismos de esterilização com amplitude; identificação de animais por microchipagem e responsabilização pelo abandono, além da descentralização das feiras de adoção.


Também participaram da audiência o Prefeito Frederico Arcari Becker, o deputado federal Carlos Gomes (PRB, a secretária de Educação de Bom Jesus Gilse Aver Leoni; a representante da APAE Rosane Strey dos Santos Teixeira; os vereadores Jaziel Pereira (PMDB) e Lucila Maggi Moraes (PMDB); a professora de Bom Jesus, Janice Antunes, a professora canoense, Fernanda Cardoso.