segunda-feira, 4 de abril de 2016

Cinquentenário do PMDB comemorado na Câmara

Mostra MDB/PMDB.
Poema A chama que nunca se apaga
Lourdes com colegas peemedebistas. Foto: Guilherme Almeida/CMPA













Os 50 anos do PMDB foram lembrados na sessão desta segunda-feira (4) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A proposta foi da vereadora Lourdes Sprenger e contou com a presença de lideranças do partido como o ex-senador Pedro Simon.

O presidente do PMDB gaúcho, Ibsen Pinheiro, ao cumprimentar a iniciativa de Lourdes, disse que a homenagem vem carregada de sentimento porque foi nesta Casa que o então vereador encontrou energia, otimismo e desafio para seguir sua vida parlamentar. Lembrou que a cerimônia completa as homenagens que o PMDB recebeu na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Estado. E que o aniversário da legenda transcende o limite partidário pela história de luta que protagonizou.

A vereadora Lourdes destacou o trabalho da Fundação Ulysses Guimarães, da Juventude e do PMDB Mulher. Elogiou a atuação do Fórum das Vereadoras do PMDB do Rio Grande do Sul, a criação da Associação Nacional dos Deputados Estaduais do PMDB, presidida por Gabriel Souza, e da Associação Nacional dos Vereadores do PMDB, dirigida por Guto Scherer. Registrou que a causa animal está representada no PMDB gaúcho desde o início de 2000 e que a vereadora e o deputado Gabriel criaram, no ano passado, o Núcleo Estadual da Causa Animal dentro do partido. Citou o momento histórico em que vivemos no país, com tolerância zero para corruptos e corruptores. “Tenho certeza que, na base da legenda e pela grande maioria de nossos líderes, o fim da corrupção vai além de uma simples bandeira partidária. É uma questão de caráter nacional”, acrescentou. 

Participaram da cerimônia: secretário Fabio Branco, representando o Governo do Estado; deputado Gabriel Souza, representando a Assembleia Legislativa do RS; Antenor Ferrari, presidente municipal do PMDB; João Alberto Machado, presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães; Magale Mônaco, representando a presidência do PMDB Mulher RS; Eunice Flores, presidente do PMDB de Porto Alegre.

Mostra itinerante MDB/PMDB

A exposição do Cinquentenário MDB/PMDB estará exposta no saguão do Plenário Otávio Rocha da Câmara até 18 de abril, com o apoio da vereadora Lourdes. A mostra, aberta ao público, faz um resgate das lutas históricas da legenda como as conquistas da Anistia, das Eleições Diretas e da Constituinte. São 11 painéis fotográficos, vídeos e áudios com depoimentos de líderes e de militantes, além de duas vitrines contendo publicações, documentos e materiais de campanhas eleitorais organizados ao longo das cinco décadas de atuação do partido.