Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

30 outubro 2014

Newsletter do Mandato da Vereadora Lourdes Sprenger Outubro/2014












Notícias da Vereadora Lourdes Sprenger
Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre o trabalho da vereadora.

Projetos para
Porto Alegre


Clique aqui e conheça os projetos apresentados por Lourdes e que estão tramitando na Câmara de vereadores de Porto Alegre, assim como outras proposições e atribuições do mandato.


ELEIÇÕES 2014

LOURDES ALCANÇA 53,6% DOS VOTOS
ENTRE AS CANDIDATAS DO PMDB

“Enfrentamos um processo eleitoral com dificuldades, com a experiência de apenas um ano e oito meses de mandato como vereadora em Porto Alegre. Mas posso dizer que contribuí para o resultado final obtido pelo PMDB”, disse Lourdes Sprenger ao analisar sua participação no pleito deste ano em que disputou uma vaga à Câmara Federal e obteve 17.234 votos.

“Agradeço a todas as pessoas que me honraram com a confiança do voto. Este resultado é um incentivo para que continue trabalhando e lutando pelas causas que defendo”, destacou. Os eleitores garantiram à Lourdes ampliação em mais de quatro vezes o número de votos recebidos (2012) nas eleições municipais, que alcançou 4.402.

Lourdes se destacou entre os candidatos do PMDB por ter recebido 53,6% do total de votos à Câmara Federal entre as mulheres candidatas e 12,3% do total dos votos das mulheres somadas as candidaturas estaduais e federais e terceiro lugar entre os candidatos federais na votação da capital.

Sobre o processo eleitoral, Lourdes garante, no entanto, que “prevaleceu a imposição da política tradicional embora se fale muito em nova política”.


PROPAGANDA LIMPA
E RECURSOS LIMITADOS

A campanha eleitoral de Lourdes teve recursos limitados para contratar propaganda impressa e realizar visitas aos municípios do Interior. Seus contatos foram intensificados a partir das redes sociais, que se constituíram nos mais importantes veículos de divulgação de sua campanha. Ela também contou com trabalho em parceria com protetores de animais e ONGs, e colegas de várias categorias profissionais. A vereadora dispôs apenas de recursos pessoais e não contou com ajuda financeira de empresas privadas.



SARTORI GOVERNADOR
É A NOSSA PRIORIDADE

Após a grande virada na disputa estadual, Lourdes Sprenger tem confiança na vitória de Ivo Sartori para o governo do Rio Grande e, para isso, continua trabalhando e atuando nas redes sociais. Ela aposta na capacidade do ex-prefeito de Caxias do Sul e no histórico de atuação do PMDB em torno de ações protetoras pioneiras na administração pública. A partir do Governo Rigotto, tivemos os projetos “Animal de Estimação Não É Brinquedo” e “Animais, Nossos Parceiros”. E no governo José Fogaça, em Porto Alegre, se iniciou a proteção animal na Capital, com a criação da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos de Porto Alegre (Comppad), que deu origem à SEDA.


TÍTULO

MARCELO PORTUGAL É
CIDADÃO DE PORTO ALEGRE

Dia 11 de novembro, às 19h, a Câmara de Vereadores vai outorgar o título de Cidadão de Porto Alegre ao economista e professor Marcelo Portugal cujo projeto é de autoria da vereadora Lourdes Sprenger. Ela justificou a homenagem ao economista com base em sua destacada trajetória acadêmica e sua participação no debate sobre o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.

Marcelo Portugal nasceu no Rio de Janeiro, é formado em Economia pela Faculdade de Economia e Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui doutorado em Economia pela Universidade de Warwick, na Inglaterra. Mudou-se para Porto Alegre em 1993 e pouco tempo depois foi aprovado para o cargo de professor titular na UFRGS.


SAÚDE PÚBLICA

CRIANÇAS PRECISAM DE
EMERGÊNCIA DO HPV


Após uma inspeção da Cosman (Comissão de Saúde e Meio Ambiente) ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HPV), para avaliar os prejuízos com o fechamento da emergência pediátrica e de 38 leitos para crianças com doenças respiratórias, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em audiência de prestação de contas anunciou (14/10), que reabriria a emergência. “Nada justifica que as crianças fiquem sem atendimento”, comentou Lourdes Sprenger, observando que o trabalho da Cosmam foi decisivo para reverter a situação.



Diariamente, entre 60 a 70 crianças deixam de ser atendidos por dia em conseqüência do fechamento da emergência. O hospital alegava a falta de autorização da Prefeitura para contratação de técnicos para atendimento ao público, já aprovados em concurso. Porém, a SMS, segundo divulgou, teve as contratações autorizadas.





ABEL

ESCOLAS LEGISLATIVAS TÊM
ENCONTRO EM PORTO ALEGRE

O XXIV Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) será realizado em Porto Alegre entre os dias 12, 13 e 14 de novembro. A organização do evento é da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pela vereadora Lourdes Sprenger, com a participação da Escola do Legislativo Romildo Bolzan, da Assembléia Legislativa do RS e da Escola de Contas Francisco Juruena, do Tribunal de Contas do Estado. São esperados mais de 100 escolas de câmaras municipais, assembléias e tribunais de contas de todo o Brasil.


SAÚDE PÚBLICA

CONCLUÍDA REFORMA DO
POSTINHO DA TRISTEZA

Lourdes Sprenger conferiu juntamente com os membros da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal (Cosmam), a remodelação da Unidade Básica de Saúde Tristeza. Conforme a vereadora, que mora na região há 36 anos, o Postinho da Tristeza é um ponto de referência para atendimento médico, odontológico, prevenção e vacinação. Com os novos consultórios médicos e odontológicos, os moradores poderão seguir contando com o atendimento a que estão acostumados.



PATRIMÔNIO HISTÓRICO

VEREADORA APLAUDE
INICIATIVA DO SINDUSCON

Em manifestação Plenário da Câmara de Vereadores, Lourdes Sprenger retomou o tema da "onda de furtos e depredações do patrimônio histórico cultural urbano" da cidade mas destacou a iniciativa de do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) que, por intermédio de convênio com as Secretarias Municipais de Cultura e do Meio Ambiente, vai tratar de preservar e conservar a memória histórica de Porto Alegre.

Lourdes manifestou sua preocupação com a segurança das obras no entorno dos parques e praças. Disse que a falta de segurança retira a motivação de investidores e parceiros. Em agosto, as obras de recuperação de bustos e obeliscos do Parque Farroupilha foram iniciadas pelo Sinduscon. Destacou, no entanto, que a obra restaurada não terá o mesmo valor histórico da original.


MOBILIÁRIO URBANO

FALTA CUIDADO COM
PARADAS DE ÔNIBUS

Ao abordar a importância das sinalizações urbanas, especialmente a conservação das paradas de ônibus, Lourdes Sprenger observou, a falta de padronização dos abrigos nas paradas de ônibus da Capital. Citou que alguns tipos têm teto em latão e estrutura com canos de ferro, mas não oferecem proteção nem do sol nem da chuva por falta de curvatura.

Observou que a capital do estado deveria ter cuidado com o mobiliário para proporcionar melhor conforto à população e atrair mais turismo”.


SERVIÇOS MODERNOS

ADEUS DIGNO PARA
ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Quem tem animais, sabe. Infelizmente, eles irão viver bem menos que os humanos. E quando precisamos lidar com o fim da vida dos nossos bichinhos precisamos estar informados sobre como proceder. Na Serra Gaúcha, por exemplo, entre Gramado e Nova Petrópolis, encontra-se o Cemitério Parque e Crematório de Animais. O espaço foi transformado em um belo parque, que oferece toda infra-estrutura onde o silêncio e o aconchego são os únicos consolos na perda de seu melhor amigo.

Em Porto Alegre, no bairro Belém Novo, está instalado o crematório Cremapet em uma área de um hectare. O local possui uma moderna tecnologia de cremação de animais de pequeno, médio e grande porte, além das amplas salas para as cerimônias de despedidas, recantos, cachoeira e bosque nativo.


03 DE SETEMBRO

HOMENAGEM AO
DIA DO BIÓLOGO

Em reconhecimento pela atuação dos profissionais da biologia, Lourdes Sprenger fez pronunciamento em sessão plenária da Câmara pelo Dia do Biólogo que, por lei de sua autoria, incluiu o 3 de setembro no calendário de datas comemorativas e de conscientização do município de Porto Alegre. Para a vereadora, o trabalho do biólogo “é essencial para o progresso do homem especialmente na luta pelo aprimoramento da pesquisa e suas repercussões na orientação científica e avanços na área do meio ambiente.


DECISÃO HISTÓRICA

PREFEITURA É RESPONSÁVEL
POR ABRIGAGEM ANIMAL

Lourdes Sprenger aplaudiu a decisão do Judiciário gaúcho que acolheu ação de entidade ecológica de São Sebastião do Caí determinando que o município, com base na Constituição Federal, crie um centro de acolhimento e tratamento de animais domésticos e de tração (cavalos). “É uma decisão histórica que, certamente, vai repercutir no comportamento dos demais municípios no sentido de reparar uma falha nas políticas públicas”, destacou a vereadora.


FRENTE CONTRA MAUS-TRATOS

APLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO
É DEBATIDA NA CÂMARA

A decisão da Justiça determinando o acolhimento de animais que se encontram em situação de risco, levou a Frente Parlamentar Porto Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais a produzir um painel, realizado na terça-feira (26/08), para debater a sentença. O debate foi conduzido pela presidente da Frente, Lourdes Sprenger, e teve a participação da advogada especialista em Direito dos Animais Márcia Helena Suarez, da procuradora de justiça e presidente da ONG Bichoterapia, Maria Waleska Trindade Cavalheiro, e do juiz de direito de Venâncio Aires João Francisco Goulart Borges.

Eles destacaram o papel de protetores e ONGs na fiscalização aos maus tratos, a importância da aplicação da legislação em vigor e Houve unanimidade quanto aos dispositivos da legislação sendo a ação civil pública “o instrumento legal para os casos de omissão.


ACUMULADORES E PROCRIAÇÃO

LOURDES ABORDA QUESTÃO
TRATADA POR ZH DIGITAL

Ao se manifestar sobre matéria publicada em ZH Digital (Acumuladores de animais não percebem que ultrapassam limites, 20/08), Lourdes observou que faltam programas à Prefeitura da Capital para enfrentar os problemas apontados por Zero Hora. Alguns deles são tratados por ONGs e protetores. Conforme a vereadora, a falta de ação do município (programas de esterilização) gerou a procriação indiscriminada, abandonos e maus-tratos.

DIA DO VEGANO

PROJETO DE LOURDES
INTEGRA CALENDÁRIO

A Câmara Municipal aprovou (11/8) projeto proposto pela vereadora Lourdes Sprenger que inclui no calendário oficial do município a data de 1ºde novembro, Dia do Vegano, em Porto Alegre. Desta forma, o Movimento Vegano na Capital tem agora uma data para divulgar sua filosofia de vida motivada por convicções éticas, baseadas nos direitos animais.





VETERINÁRIOS

VEREADORA SUGERE
AMPLIAÇÃO DE SERVIÇOS

Em sugestão feita à Prefeitura de Porto Alegre, Lourdes Sprenger pede informações complementares ao projeto que prevê a contratação de 16 médicos veterinários para atuar em áreas que monitoram animais de rua e fiscalizam casas de criação, comércio e hospedagem. Para ela, a valorização dos profissionais da medicina veterinária é fundamental, mas existem outras áreas em que há necessidade da presença do veterinário como é o caso da fiscalização da SMIC, das atividades rurais, bem como da vigilância sanitária em relação à inspeção de alimentos.

Lourdes esclareceu a medida da Prefeitura poderá ser uma solução para as dificuldades enfrentadas com a falta de plantões veterinários da SEDA (Secretaria Especial dos Direitos Animais) nos fins de semana.


PROJETO POPULAR

LOURDES INCENTIVA RESGATE
EMERGENCIAL DE ANIMAIS

Com o objetivo de tornar a gestão pública municipal responsável pelos resgates emergencial de animais em situação de sofrimento, Lourdes Sprenger está incentivando a coleta de assinaturas a um projeto de iniciativa popular, que altera a atual legislação. Conforme a vereadora, é crescente na capital o número de casos em que se faz necessário este serviço o que está sendo feito da forma mais participativa possível por intermédio de documentos e das redes sociais.

De acordo com o texto, a proposta o atendimento de animais que sofrem maus-tratos e crueldades; aos atropelados em via pública; aos animais espancados, agonizantes ou em sofrimento; as fêmeas prenhes abandonadas; as ninhadas abandonadas; e aos animais bravios ou que coloquem as pessoas em risco. No entanto, para garantir a tramitação do projeto na Câmara de Vereadores, é preciso reunir cerca de 55 mil assinaturas. Segundo ela, “uma iniciativa popular ainda inédita em Porto Alegre”.

Ressaltou que a proteção animal, por sua solidariedade, continuará auxiliando e os casos não atendidos a tempo serão de responsabilidade do município.


DEMANDAS EM ATRASO

SEDA ADMITE PENDÊNCIAS      
DO 156 FALTA DE FISCALIZAÇÃO

O secretário Maurício da Silveira de Oliveira, da SEDA (Secretaria Especial de Direitos Animais) disse que o trabalho para atender à demanda de solicitações da população feitas pelo 156 tem limitações materiais e humanas. Esta foi a explicação que ele deu aos participantes da reunião da Frente Parlamentar Porto Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais (09/06).

De acordo com o relato de Lourdes Sprenger, presidente da Frente, existem as seguintes pendências: em 2011, cerca de 253 pedidos à SEDA não foram atendidos; em 2012, o número saltou para 778; em 2013, foram mais de 2 mil pedidos sem atendimento e, desde o início de 2014, até junho, as pendências somaram 1.145 solicitações. “Aprovamos R$ 5,6 milhões no Plano Plurianual para auxiliar nas políticas da SEDA, e não podemos permanecer custeando esterilizações do nosso próprio bolso”, comentou a vereadora.



CONTATO COM O GABINETE

Para receber nossos boletins por correio solicitamos, por gentileza, envie mensagem com o endereço ou nos contatar pelos telefones: 3220-4284 e 3220-4285.

Endereço do Gabinete da Vereadora Lourdes Sprenger:
Av. Loureiro da Silva, 255 - Sala 204
CEP 90013-901 - Porto Alegre/RS



Clique aqui para acessar o site principal: lourdesvereadora.blogspot.com


Texto: Fernanda Herrera
Edição: Anilson Costa
Fotos CMPA: Tonico Alvarez, Elson Sempé Pedroso e Éderson Nunes e Francielle Caetano