Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

05 junho 2014

Lourdes Sprenger quer apurar falhas no monitoramento da qualidade do ar em Porto Alegre

Lourdes Sprenger
Os problemas de saúde causados à população de Porto Alegre pela poluição urbana e as denúncias da falta de operação das estações meteorológicas que monitoram a qualidade do ar na cidade levaram a vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) a propor a convocação de órgãos públicos para prestar esclarecimentos à COSMAM - Comissão de Saúde e Meio Ambiente – da Câmara Municipal.

Conforme a vereadora, as informações reunidas pela comissão são preocupantes já que a poluição gerada pelo excesso de automóveis (descargas e freios) podem ser a causa de  centenas de internações anuais na Capital, por doenças respiratórias, a um custo de R$ 360 milhões. Além disso, há estudos que apontam que o ar da Capital contém, em média, o dobro de poluentes recomendados.

Para exemplificar o quanto a cidade vem acumulando altos índices de poluição, sem o devido monitoramento (que é de responsabilidade do poder público), Lourdes Sprenger indica a foto publicada na página 26, da edição de hoje (06/06) de Zero Hora, em que aparece o fenômeno chamado de “inversão térmica”, própria dos dias frios,  formando uma camada de cor marrom, que são os poluentes concentrados próximos à superfície.
     
Entre as razões que estão contribuindo para agravar a situação, Lourdes indica a falta de funcionamento das três estações de monitoramento da qualidade do ar da Capital. Segundo a vereadora, a Comissão tem informações de que as estações da Estação Rodoviária, da Rua Silva Só (ao lado do Quartel dos Bombeiros) e do Jardim Botânico não estão funcionando há cinco anos.

Ela adiantou que já estão aprovadas na Cosmam as convocações de todos os órgãos públicos envolvidos com o tema, entre eles, a Secretaria da Saúde, Smic, Smam, EPTC, Laboratório de Qualidade do Ar da UFRGS.