Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

24 janeiro 2013

Guarda Responsável e Identificação Animal



Lourdes Sprenger*

              Embora todas as iniciativas para tratar do tema tenham relevância como a educação ambiental, artigos, seminários, congressos e campanhas de orientação sobre a guarda responsável, não alcançarão o resultado desejado se não tratarmos da prevenção. Sobretudo, consideramos a prevenção como caminho objetivo e eficaz de encarar o problema da superpopulação de animais abandonados por intermédio de legislação que normatize o funcionamento de registro e cadastro animal.
               Ao contextualizarmos a questão da presença de animais sem dono nas ruas constatamos que os riscos e prejuízos como atropelamentos, mutilações, mordeduras, doenças e maus tratos, sobrecarregam o poder público e oneram seus cofres em razão do alto custo social, assim como as despesas do voluntariado da causa animal. Para tanto, defendemos uma política de defesa animal que assuma a prevenção em torno deste ponto instituindo o Cadastro de Animais Domésticos, fiscalizado pela Prefeitura Municipal, mas concebido a partir de informações e registros que constituem-se numa rede de cooperação com a participação de entidades e organizações privadas e não governamentais. 
              Neste sentido, a mesma rede teria papel fundamental na prevenção e redução  do abandono já que as estatísticas indicam que 15% da população animal se encontra perambulando pelas ruas, em situação de risco, mas 10% dela tem possibilidades de adoção, embora, cabe destacar, não haja lares em número suficiente para todos.
   Nosso desafio é estruturar mecanismos de fiscalização e, para isso, contamos com  o apoio do voluntariado e das entidades que militam na causa animal e na preservação ambiental. Temos que valorizar a energia da ação voluntária como grande aliada do poder público para aperfeiçoar a legislação e salvaguardar os direitos dos animais. A implantação do Cadastro de Animais Domésticos representará não somente prevenção, mas uma evolução que Porto Alegre experimentará como cidade protetora e preparada para dar o melhor exemplo de contribuição à causa animal.

*vereadora (PMDB)