Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

07 julho 2021

Live “Mulheres na Política – Desafios e Conquistas”

Conversei com a Mestre em Direito e Servidora do TRE/RS, Débora do Carmo Vicente, que parabenizou as mulheres que ingressam, são eleitas e reeleitas na política, pela importância da participação feminina em todos às áreas da sociedade. Disse que Porto Alegre é a única cidade brasileira que atingiu o patamar de 30% de mulheres no parlamento, na qual me incluo como vereadora reeleita e em terceiro mandato.

Débora salientou que o Brasil tem a média de 16% de vereadoras e o Congresso Nacional 15% de mulheres, num ambiente tradicionalmente dominado pelos homens, e que o ideal seria 50% de mulheres, acompanhando a proporcionalidade da população. Embora haja cerca de 45% mulheres filiadas a partidos, ela estranha que ainda persistam tabus, como: “mulheres não se preocupam com política, ou não elegem mulheres”, quando o que acontece é que os partidos não valorizam e nem investem em candidaturas femininas na proporção que deveriam.
Destaque, também, às iniciativas como a Comissão de Participação Feminina da ONU e da Escola Judiciária Eleitoral RS, que busca desmistificar o processo eleitoral para quem quer se candidatar. Citou ainda a união da bancada feminina entorno de pautas afins. E que há vários estudos que demonstram evolução econômica, investimento em educação, saúde e cultura, nos mandatos em que mulheres assumiram cargos políticos.
Há mais dados sobre participação feminina na política, no Brasil e no mundo, acessando: https://www.facebook.com/watch/live/?v=558196385550465&ref=watch_permalink