Vereadora Lourdes Sprenger (Mandatos 2013-2016 e 2018-2020)

2ª Vice-Presidente Câmara Municipal P.Alegre e Procuradora Especial da Mulher. Contadora, Auditora. Presidente das Frentes “P.Alegre Sem Maus-Tratos aos Animais” e “P.Alegre Por Um Novo Pacto Federativo”. Deputada Federal Sup. 2015/18. Liderou Movimento "Carroças? Tem Solução! Inclusão Social Sem Sofrimento Animal"

04 maio 2022

Live - Ações práticas de uma Delegacia de Polícia Amiga dos Animais

Conversei com o delegado João Henrique de Almeida, titular da Delegacia Amiga dos Animais de Osório/RS e com o deputado e médico veterinário Gabriel Souza sobre atividades de prevenção, conscientização e combate aos maus tratos aos animais. 

Informei que em um ano tivemos 1021 processos no Tribunal de Justiça do Estado, 8168 registros de maus-tratos referentes à violência contra animais, 2866 casos de omissão e 64 prisões.

O delegado João Henrique falou sobre credenciamento e capacitação dos Policiais Civis para atender e agilizar ações de proteção, fiscalização diante de denúncias contra maus-tratos. Comentou sobre mudanças na legislação, aspectos processuais, conduta sobre infrações e medidas penais e ratificou que há 48 Delegacias Amiga dos Animais no RS.

O médico veterinário Gabriel Souza ressaltou que pessoas que agridem animais, tem grande potencial de agredirem pessoas, como mostram os levantamentos de inúmeros casos e ocorrências de violência e que é preciso construir alternativas de proteção para a causa animal.